sexta-feira, 15 de abril de 2011

HISTORIA DA IGREJA METODISTA WESLEYANA

A Igreja Metodista Wesleyana (Wesleyana é referente a John Wesley, o fundador do metodismo) é uma igreja carismática de raíz no metodismo brasileiro.

No começo da década de 1960, vários ministros e membros da Igreja Metodista do Brasil iniciaram um movimento de orações, onde fenômenos carismáticos ocorriam. Mais tarde, o contato com outras igrejas renovadas fizeram que esse grupo adotassem práticas como vigílias de oração, cânticos com estilos contemporâneos, cultos espontâneos. A direção da Igreja Metodista do Brasil decidiu impedir estas manifestações e consequentemente os aderentes da renovação organizaram sua própria denominação em 1967.Foi grande o crescimento da igreja em 1967: em apenas um mês já tinha organizado no Estado de São Paulo 20 Igrejas. Os tempos passaram e ela alcançou não só todo Estado mas também todo o Brasil e está presente na Argentina, Paraguai, Portugal, Alemanha, Noruega
A Igreja Metodista Wesleyana possui comunhão plena com a Iglesia Metodista Pentecostal de Chile e com a International Holiness Pentecostal Church dos Estados Unidos.
Em cinco de janeiro de 1967, na Cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, foi fundada a Igreja Metodista Wesleyana, compondo-se inicialmente de ministros e leigos que militavam na Igreja Metodista do Brasil.
As razões que deram origem á separação se basearam na doutrina do batismo com o Espírito Santo como sendo uma segunda bênção para o crente , e a aceitação da obra pentencostal [A igreja metodista não aceitava estas coisas], incluindo os dons mencionados na Bíblia Sagrada: Sabedoria, Fé, Ciência, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Profecia, Discernimento, Línguas, Interpretação de Línguas, como também cânticos espirituais, revelações e visões. Acrescentando-se ainda á realização da obra avivamento espiritual, cânticos de corinhos, orações pelos enfermos, sem liturguia e protocolos nos cultos.
Ás 14 horas deste dia, realizou-se a reunião que ficou chamada de "Reunião da Ponte", em virtude da mesma ter sido feita sobre uma ponte no pátio da Fundação Getúilio Vargas, sob direção dos pastores Idelmício Cabral dos Santos e Waldemar Gomes de Figueiredo. Nessa ocasião ficou definitivamente fundada a Igreja Metodista Wesleyana, aceitando como forma de governo o centralizado com o Conselho Geral, seguindo-se em linhas gerais o regime metodista. Estavam presentes à esta reunião as seguintes pessoas:
Idelmício Cabral dos Santos, Waldemar Gomes de Figueiredo, José Moreira da Silva, Waldemar Gomes de Figueiredo, José Moreira da Silva, Francisco Teodoro Batista, Gessé Teixeira de Carvalho, Córo da Silva Pereira, José Mendes da Silva, Zeny da Silva Pereira, Dinah Batista Rubim, Ariosto Mendes, Wilson da Silva Mendes, Jacir Vieira e Antônio Faleiro Sobrinho.
Foi eleito o primeiro Conselho Geral, que ficou assim constituído: Superintendente Geral: Wlademar Gomes de Figueiredo; Secretário Geral: Gessé Teixeira de Carvalho; incluindo as três Secretarias: Missões, Educação Cristã e Ação Social; Tesoureiro Geral: Idelmício Cabral dos Santos.
O movimento Wesleyano começou a se desenvolver gloriosamente, e foi convocado o Concílio Constituinte para se reunir na cidade de Petrópolis, dos dias 16 a 19 de fevereiro de 1967, ocasião em que foi organizada a Igreja. Novos obreiros vieram a formar nas fileiras wesleyanas e vários evangelistas foram eleitos. Estava consolidada a Obra do Senhor.


Fonte: Manual Administrativo da Igreja Metodista Wesleyana











RÁDIO NOVA ALIANÇA

Photobucket

FOTOS DA IGREJA

FOTOS BÌBLICAS

CONHEÇA ARACAJU

NOSSAS PROGRAMAÇÕES

TV WESLEYANA

Watch live streaming video from webtvwesleyana at livestream.com